Entendendo a NF-e e Principais Funções

Olá, seja bem vindo ao material reservado para entendimento da NF-e e suas funções nos softwares da linha One.

Boa leitura!

Índice do Manual

O que é a NF-e?

O Ajuste SINIEF 7/2005 instituiu nacionalmente a Nota Fiscal Eletrônica – NF-e e o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica - DANFE.

Considera-se Nota Fiscal Eletrônica o documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, com o intuito de documentar operações e prestações, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e autorização de uso pela administração tributária da unidade federada do contribuinte, antes da ocorrência do fato gerador.

Funcionamento Básico da Nota Fiscal Eletrônica

A empresa emissora gerará um arquivo eletrônico que deverá conter as informações fiscais da operação comercial e também ser assinado digitalmente pelo emitente, para garantir a integridade dos dados e a autoria do emissor.

Este arquivo eletrônico, que corresponde a Nota Fiscal Eletrônica será então transmitido pela Internet para a Secretaria da Fazenda do Estado em que estiver localizado o emitente, que fará uma pré-validação do arquivo e devolverá uma Autorização de Uso, sem a qual não poderá haver o trânsito da mercadoria.

Após a autorização do uso da NF-e, a Secretaria da Fazenda disponibilizará consulta, na Internet, para o destinatário e outros legítimos interessados que detenham a chave de acesso do documento eletrônico.

Este mesmo arquivo será ainda transmitido, pela Secretaria de Fazenda do Estado do emitente, para a Receita Federal do Brasil, que será repositório de todas as NF-e emitidas (Ambiente Nacional) e, no caso de uma operação interestadual, para a Secretaria de Fazenda de destino da operação. Também será transmitida para a unidade federada de desembaraço aduaneiro, em se tratando de operação de importação de mercadoria ou bem do exterior, e para a Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA, quando a NF-e tiver como destinatário pessoa localizada nas áreas incentivadas.

Para acompanhar o trânsito da mercadoria será impressa a DANFE, em papel comum, em única via, que trará impresso, em destaque, a chave de acesso para consulta da NF-e na Internet e um código de barras unidimensional que facilitará a captura e a confirmação de informações da NF-e pelos Postos Fiscais de Fronteira dos demais Estados.

Funcionamento no OneBoss/OneTextil

O envio de NF-e pelo sistema é muito simples deste que os parâmetros fiscais estejam devidamente cadastrados e de acordo com as exigências do Sefaz.

Para auxilio disponibilizamos aqui um pequeno orientador de campos cadastrais que merecem atenção. (clique para acessar)

Temos um Menu exclusivo para operações de Nf-e, que é acessado pelo caminho:

(seleção) Menu Lateral | Fiscal | Nota Fiscal Eletrônica


Conhecendo a Tela

Como dito anteriormente, esta tela é destinada apenas para funções relacionadas com Notas Fiscais, sendo destinada para diversas funções, dentre elas destacamos:

(mais) Envio

(mais) Retorno

(mais) Cancelamento

(mais) Inutilização

(mais) Carta de Correção

(mais) Pré-Visualização


Envio da NF-e

Existem diversos filtros que podem ser realizamos para localizar uma Nota a ser enviada ou que já fora enviada. Não é necessário, nenhum filtro para Pesquisar.

Recomendações:

(aviso) Atenção ao filtro data que irá compreender o período desejado.

(informação) Verifique o tipo de movimento a ser pesquisado.


Como exemplo, selecionamos o tipo de movimento VENDA, selecionamos um determinado PERÍODO, e clicamos em PESQUISAR.

Veja que temos no exemplo, dois itens em destaque, um com Chave de Acesso e Numeração e outro sem Chave e com Número “0”. Basta selecionar, um ou mais movimentos e Enviar (até mesmo já enviados – caso queira reenviar uma NF-e que foi rejeitada). Será exibida a tela de informações, basta clicar no OK e a confirmação.


Retorno da NF-e

Temos apenas 2 botões nesta tela:

(estrela) Pesquisar – Pesquisa os arquivos já importados no período selecionado.
(estrela) Importar Arquivo – Importa Retorno das Nf-e geradas posteriormente a importação do último arquivo.


Ao clicar em IMPORTAR será gerado na tela a resposta do Sefaz para as Nf-e Enviadas.


Cancelamento de Nf-e

O procedimento é muito simples, somente é necessário selecionar o movimento desejado e Informar o Motivo de Cancelamento e clicar em Cancelar Nf-e.


Inutilizar NF-e

Ao clicar no botão devemos preencher todos os campos em amarelo, são eles:

  • Filial que solicita a inutilização;
  • Série da NF (normalmente 1);
  • Motivo da Inutilização;
  • Número inicial da NF-e;
  • Número final a ser inutilizada.

Caso a NF inicial e final seja a mesma, deverá ser preenchido a mesma numeração em inicial e final.


Carta de Correção

  • Selecione o movimento desejado que vai realizar o envio da CC-e (Carta de Correção Eletrônica);
  • Vá na aba Configurações de Contingência e Carta de Correção;
  • Insira os dados que devem estar presentes na Carta de Correção;
  • Clique em Enviar Carta de Correção.

NF-e Complementar

O procedimento a ser adotado é basicamente o mesmo da Carta de Correção. Devendo ser selecionado o movimento desejado e preenchido os campos a serem complementares e Enviar na Aba Ferramentas.

(ideia) Vale Lembrar que uma NF-e Complementar é destinada apenas para ajuste de tributos não podendo ser realizada para outros fins.



Para acessar o link deste wiki e ter mais detalhes deste processo, basta clicar aqui!

(ideia) Agora que já sabemos como funciona o processo de NF-e, é sua vez de tentar!

Até o próximo artigo! (piscar o olho)