Erros comuns em Notas Fiscais

Olá, seja bem vindo ao material reservado para erros comuns em notas fiscais.

Boa leitura!

Índice do Manual


Introdução

Ao apresentar uma rejeição de NF por motivo desconhecido, como "falha no schema XML", aconselhamos que o cliente antes de entrar em contato com o suporte siga os seguintes passos:

Verificação do Cadastro Cliente

Atente-se aos dados básicos como CNPJ/CPF, CEP, CIDADE, UF e I.E. Posteriormente a essa verificação na Aba “Tributação” deve-se identificar a situação que o seu cliente/fornecedor esta enquadrado, se é Contribuinte ICMS, Isento ou Não Contribuinte. Se este é Consumidor Final ou não.

NCM e Grupo de Encargos

Deve-se atentar ao cadastro de NCM do produto e seu grupo de encargos. Essa informação deve ser verificada em dois locais. O primeiro no próprio cadastro de produtos, localizado na primeira aba do cadastro ou na aba “tributação”.


A segunda informação deve ser verificada no cadastro de NCM, localizado em Central Sped\Cadastros\Cadastro de NCM. Verifique com maior atenção os itens em vermelho na imagem abaixo, principalmente a coluna "IPI Reduzido" ,este sempre deve estar marcado.


Tributos Aba Encargos

A última etapa da verificação é identificar se todos os produtos da venda/remessa/compra estão listados na aba de encargos.


(informação) Após realizar estes passos e realizar a correção dos dados caso haja alterações. Faça o reenvio da NF.

Erro de Envio Carta de Correção

Mensagem do erro: “ Existem 1 ou mais caracteres com erro, falha na comunicação com o servidor" ou  “Erro informando que "O CNPJ do emitente fica em StandBy por 5 horas”.

Causa do Erro: Ocorre quando o texto utilizado na carta de correção, é retirado de um PDF ou da Web. ( Quando colado em outro programa ele pode entender de uma forma diferente alguns caracteres.

Exemplo abaixo:

Solução: Retirar os traços e pontuações do texto ou inseri-los manualmente.

Caso não seja possível encontrar nenhum dado que deva ser alterado ou informações divergentes, favor abrir um chamado técnico diretamente pelo site da Technomax na área restrita (http://technomax.mysuite.com.br/client/login.php).


(ideia) Agora que já sabemos como funciona o processo, é sua vez de tentar!

Até o próximo artigo! (piscar o olho)