Controle de Remessas x Retorno

Introdução

O Controle de Remessas permitirá que seja feito controle por meio de Estoque de produtos enviados a um terceiro que por sua vez faz o retorno simbólico na qualidade de Armazém, podendo ser importado o arquivo XML de retorno.

Configurações

Primeiramente deverá ser criado uma Conta de Estoque destinada para esta finalidade.

Outra alteração que deverá ser realizada é na Natureza de Operação de Remessa, caso já exista. Se não existir, deverá ser criada uma nova com a opção: Criar processo automaticamente em Simples Remessa.

Será habilitado automaticamente as funções de Emissão de Nota e Controlar Estoque por Processo.

Ainda na Natureza de Operação, na aba Estoque, escolha a Conta que acabou de criar e selecione para que Some ao Estoque.

Envio da Remessa

Digite a Remessa de Envio normalmente, (Menu Lateral → Estoque → Mov. de Estoque / Simples Remessa), grave e efetive a movimentação. Ao Efetivar, será criado um processo com mesmo nome que o ID da remessa.

Não preencha o campo processo.
Ao realizar o envio da NF-e, o nome do processo será concatenado com a numeração da nota.

Retorno da Remessa

Basta acessar a tela de entrada (Menu Lateral → Estoque → Entrada Completa), selecionar a natureza de operação designada para função e clicar em Leitura XML → Leitura de Retorno.

A natureza de Operação para Retorno deverá estar configurada para que diminua estoque da mesma conta que foi utilizada na remessa, devendo estar desmarcada a opção Controlar Estoque por processo, pois o sistema automaticamente preencherá com o processo utilizado na Remessa de Envio.

Ao selecionar a função deverá ser informada as notas de remessa contidas no XML de retorno que será importado.

Após este procedimento, deverá ser feita importação do arquivo XML e o vínculo dos produtos que foram enviados na remessa e retornados em seu arquivo.

Pronto! Basta confirmar o vínculo que será carregado automaticamente o fornecedor, dados da NF e produtos, bastando salvar e efetivar o movimento.