Integração CNAB

Olá, seja bem vindo ao material de integração do CNAB.

Boa leitura!

Índice do Manual

Introdução do Artigo

CNAB é uma maneira de integração entre o Banco e o Cliente, para registro de títulos (boletos) no banco, os bancos utilizam o padrão FEBRABAN de 400 ou 240 posições para receber (remessa gerada pelo cliente) e enviar (retorno gerado pelo banco). São arquivos de posições fixas, isto é, arquivos que seguem um padrão no posicionamento de caracteres, onde de uma posição à outra entende-se ser um tipo de dado tal qual com seu significado, neste tipo de arquivo, quando não utilizado completamente o tamanho da posição, preenche-se com o tipo de dado nulo para que o próximo dado inicie na posição correta na mesma linha.

Fluxo Base


BANCO
  • Receber Remessa.
  • Processar.
  • Devolver arquivo de retorno.

OneBoss/OneTextil

  • Selecionar Conta Bancária / Carteira;
  • Selecionar Parcelas;
  • Gerar Borderô de títulos;
  • Salvar Arquivo de Remessa e enviar ao banco;
    • Opcional: Imprimir boletos;
  • Download arquivo de retorno (Direto do site de seu banco);
  • Importar Arquivo de Retorno;
  • Sincronizar Arquivo;
  • Verificar se houveram divergências
    • OpcionalImprimir Resultado da Sincronização.

Como isto é feito por dentro do OneBoss/Onetextil?

Existe uma tela central, acessível pelo menu contas a receber > CNAB/Febraban
Nesta tela, são concentradas as ações tratadas pelo sistema:

  • Selecionar Parcelas a gerar Borderô
  • Gerar Arquivo de Remessa
  • Receber Arquivo de Retorno.

O Borderô

Nada mais é que um agrupamento de títulos no sistema, que irão se tornar o arquivo de remessa. É a existência do borderô que permite amarrar os títulos e gerar posteriormente o arquivo de remessa, e também controlar se os títulos foram enviados ou não.

Analogia - É como se você pegasse vários títulos e colocasse dentro de um envelope.


Arquivo de Remessa

É o arquivo que o banco receberá, contendo os títulos e instruções de cobrança! É gerado a partir de um borderô e se trata de um arquivo posicional que tem os dados dos títulos contidos nele, como o valor, juros, data de vencimento e etc.

Como qualquer arquivo posicional, a primeira linha é sempre a linha de identificação. 

Analogia - Ao ligar para alguém a primeira coisa que geralmente dizemos após o Alô é: Quem fala é fulano... A primeira linha funciona da mesma forma. Identifica quem está mandando o arquivo, contém dados essenciais do cliente do banco (nome, cnpj e etc.).





Ainda como qualquer posicional, tem as linhas de detalhamento (onde serão encontrados os títulos). E por último e não menos importante, a linha de encerramento.

Após gerar o arquivo de remessa, ainda na mesma tela, temos uma aba na lateral direita da tela, chamada opções, que permite imprimir os boletos que foram gerados na remessa atual, esta opção é aplicável apenas para os clientes que geraram seu próprio número.

Arquivo de Retorno

Trata-se da resposta do banco de títulos recebidos por ele, tem seu próprio layout.

Geralmente o cliente baixa este arquivo do internet banking em sua conta e importa para dentro do sistema, este arquivo é sincronizado e o sistema emite um relatório do resultado da sincronização.


Após selecionar o retorno de arquivo, seremos levados a tela de importação de arquivos de resposta do banco.


O primeiro passo é selecionar a carteira e o banco desejado, com esta ação já nos será exibido os arquivos já importados (se houver).

O segundo passo é a importação do arquivo (.RET) obtido pelo banco (botão Importar Arquivo).

Chegando ao terceiro passo basta selecionar o arquivo que acaba se ser importado e clicar em Sincronizar. Feito isso será marcada a coluna "Sincronizado" no arquivo que importamos. Este passo é o mais importante após a sincronização os valores são remetidos a conta bancária e os recebíveis são quitados.


(concordo) Para conferencia podemos imprimir o resultado de sincronização, que vai nos mostrar os títulos contidos no arquivo de retorno, as respostas do banco e os valores (a receber, pagos, juros e descontos).
(concordo) Também temos outro relatório que é o de títulos não localizados que nos mostra títulos que estavam no arquivo de retorno e que não estão presentes.


Exclusão de borderôs

Ainda na tela central do CNAB é possível excluir um borderô. 

Analogia é como tirar todos os títulos que você colocou no envelope. Porém, um envelope nunca é reutilizado.

Desvinculando os títulos de um borderô é possível voltar a encontra-los na tela de geração de borderôs.

Estrutura


(aviso) CADASTROS

Antes de começar a emitir remessas, é preciso ter configurada a pasta que receberá os arquivos de remessa gerados pelo OneBoss, os cadastros do banco, conta bancária e carteira. Sendo um interligado hierarquicamente na respectiva ordem citada.

Pasta repositório dos arquivos de Remessa

Caminho Aplicável:

C:\OneBoss\CNAB

Banco

Onde encontrar: 

Aba Cadastros | Financeiro | Cadastro de Bancos (cadastro em lista)

Por este cadastro é possível cadastrar também as ocorrências do cnab, acessível pelo menu superior. Estas ocorrências são códigos retornados na linha de detalhes do arquivo de retorno, elas tem um título e uma “ação” dentro do sistema (podem variar entre não fazer nada, baixar título, enviar ao spc, cancelar título e etc.) e correspondem a ação que o sistema tomará ao ler a linha de detalhes, identificar o título e o código do retorno.

Contas bancárias

Onde encontrar: 

Aba Cadastros | Financeiro | Cadastro de Contas Bancárias

Este é o cadastro da conta, propriamente dita e que te dá o acesso ao cadastro de carteiras. Toda conta está vinculada à um banco e Filial.

Cadastro de Ocorrências

Onde encontrar: 

Aba Cadastros | Financeiro | Cadastro de Contas Bancárias | Botão CNAB - Cadastrar Ocorrências

Esta é a carteira que o cliente usará para enviar os títulos (boletos), elas podem variar o tipo de cobrança entre outros detalhes. Nesta tela temos todos os parâmetros necessários para gerar o arquivo de remessa, tais como: Agência/DV, carteira, juros, variação, Nosso número e etc.

Também encontraremos as abas de Configurações e Instrução de cobrança. Em configurações temos os caminhos para o arquivo de licença, diretório em que será gerado o arquivo de remessa, o layout (CNAB400 ou CNAB240) e etc.

Já em instruções de cobrança os códigos de instrução que serão enviados no posicional de cobrança. Todas as informações contidas nesta tela, irão variar dependendo do banco e carteira e devem ser configurados junto ao cliente, que fornecerá todos estes dados. Ele provavelmente irá consultar seu banco para obter todas as respostas.

(ideia) Vamos lá, entendeu como funciona esta integração? Então agora é sua vez de tentar cadastrar e usar as funcionalidades!

Até o próximo artigo! (piscar o olho)